Encuentro #Ciudades Emocionales + #SmartCitizensCC // 27NOV
#CiudadesEmocionales une proyectos colaborativos que entienden la ciudad y hacen ciudad desde los afectos / emociones / sentimientos.
El próximo miércoles 27 de noviembre, Madrid – Barcelona – São Paulo – Recife participarán del encuentro #CiudadesEmocionales + #SmartCitizensCC a través de un hangout.
Nos conectaremos desde El Campo de La Cebada (17:00h) en Madrid; desde Trànsit Projectes en Barcelona; y en São Paulo la cita será en SESC Bom Retiro (14:00h). Confirmaremos en estos días el punto de encuentro para Recife (13:00h).
Colectivos participantes:
Ônibus Hacker + BaixoCentro + Arrua + outros convidados (São Paulo) /// Direitos Urbanos + Eu Quero Nadar no Capibaribe + outros convidados (Recife) /// Paisaje Transversal + El Campo de Cebada + Colectivo C4C (Madrid) /// Trànsit Projectes (Barcelona).
TW » @emotionalcities
FB » Encontro Cidades Emocionais e SmartCitizens
El evento en Google+ » https://plus.google.com/u/0/events/c2fkfmn5k8vbis3lo50p97tt5fs
__________
#CidadesEmocionais e #SmartCitizensCC se unem para realizar um encontro para repensar e cocriar as cidades a partir das emoções e da inteligência cidadã. Realizaremos, no dia 27/11/2013, no SESC Bom Retiro – São Paulo / Brasil, um encontro aberto que propicia atividades e ambientes de diálogo para troca de métodos, processos, conteúdos e práticas que nos emocionam e transformam a vida nas cidades.
Convidamos coletivos atuantes em São Paulo, Recife, Madrid e Barcelona, para conversar sobre as novas tecnologias, as articulações em rede e as práticas presenciais, criando um espaço dinâmico de compartilhamento e aprendizado, um processo vivo, criativo e colaborativo.
Programação SESC Bom Retiro – São Paulo / Brasil:
10h30 – 12h30 | Conversa com coletivos e Cartografia Afetiva do Bom Retiro
12h30 – 13h30 | Almoço
13h30 – 14h | Exibição de vídeos Cidades Emocionais
14h – 15h | Hangout com a participação de coletivos das quatro cidades
15h30 – 18h30 | Apresentação/compartilhamento de projetos/trabalhos
Descrição detalhada de cada atividade:
1. Cartografia Afetiva do Bom Retiro
. 10h30 às 12h30
+ Diálogo sobre a metodologia (30 minutos)
+ Deriva (60 minutos)
+ Conversa e documentação de conteúdos (30 minutos)
Descrição: Realização de caminhada de apropriação do bairro e criação de cartografia e mapa colaborativo online.
A proposta parte do conceito de Gilles Deleuze e Félix Guatarri ao abordarem a cartografia como método para acompanhar um processo, onde se cria seus próprios movimentos, caminhos e desvios. Nesse sentido, propomos a construção de uma cartografia/mapa através da deriva pela região e registro dos elementos que nos instigam, afetam e emocionam no percurso. Tendo como referência um trajeto, definido entre os participantes, e os temas e sensações/emoções propostos pelo projeto Cidades Emocionais, a ideia é que os participantes façam percursos pelo bairro e possam indentificar e registrar através de recursos digitais – smartphones (fotos e vídeos), e/ou analógicos – papel e caneta, de que forma os lugares, espaços, pontos, ruas nos tocam e emocionam no bairro, fazendo repensar a relação com o espaço urbano, levando à sua reapropriação e ressignificação.
Metodologia: Faremos uma conversa de cerca de 15 minutos apresentando a proposta da Cartografia e discutindo as possibilidades para a deriva. Definiremos, entre os participantes, 4 pontos por onde vamos passar no trajeto da deriva e onde vamos parar por alguns minutos para sentir | perceber | experimentar o lugar e fazer anotacões. Cada um deverá anotar as hashtags para o tema e emoção que aquele lugar te traz, além de outras hashtags que achar pertinentes. Além disso, cada um poderá fazer anotações, escrever textos, ou desenhar o que quiser sobre o que percebe naquele local.
No trajeto para cada um dos pontos, as pessoas também podem registrar (com fotos ou anotações) outros pontos que as instigam e emocionam no bairro. Após a deriva e as anotações, voltaremos e conversaremos sobre a experiência e a anotações realizadas. Esses dados serão posteriormente compilados e serão gerados mapas | grafos para construção de um mapa afetivo do Bom Retiro, que será disponibilizado para colaboração de qualquer pessoa na rede.
2. Hangout (ambiente online) 14h às 15h
Criaremos ambientes em rede (google+, youtube, twitter, facebook) onde os coletivos possam apresentar e compartilhar seus conteúdos, trocar informações e fazer conexões. Todo o processo será conduzido por Bernardo Gutierrez (FuturaMedia), que também servirá de tradutor, caso necessário.
Faremos a transmissão via streamming, por canal do youtube, para as cidades participantes do projeto: Barcelona, Madri e Recife. Nessas cidades faremos a projeção do encontro em um espaço aberto, onde teremos, no mínimo, um artista ou coletivo participando e interagindo com as demais cidades. A ideia é que se crie uma rede conectada, um espaço onde os participantes e o público possam interagir de forma livre uns com os outros, compartilhando conteúdos e experiências. Neste sentido, faremos também a articulação do encontro em redes sociais (facebook e twitter).
3. Apresentação/compartilhamento de projetos/trabalhos e debate (Streamminng) 15h30 às 18h30
Convidaremos quatro coletivos artísticos com experiência/prática de atividades na cidade para apresentarem seus projetos/trabalhos e compartilharem conteúdos, metodologias e tecnologias em rede.
Esses coletivos farão apresentações livres, com vídeos e equipamentos multimídia, de aproximadamente 20 (vinte) minutos.
Após as apresentações realizaremos um debate aberto com o público sobre os temas apresentados.
Coletivos que irão apresentar:
+ Cidades Emocionais
+ SmartCitizens
+ Efêmero Concreto
+ Ônibus Hacker
+ BaixoCentro
+ ARRua
Todas as apresentações, bem como o debate, serão transmitidas via streamming para as cidades participantes.